Cultura

Espanha: Estação de comboios é centro cultural

NULL
Versão para impressão
Uma antiga estação ferroviária de León, em Espanha, foi transformada num centro cultural e artístico pensado para jovens e amigo do ambiente.

Onde antes chegavam comboios agora chegam jovens que vêm participar nas diversas propostas artísticas e culturais que a antiga estação tem para oferecer.

As ideias para o local surgiram dos cidadãos de León e do município que lhes quis devolver uma das mais históricas estações ferroviárias espanholas. O novo espaço foi desenhado pelo Estúdio Sic que colocou o ambiente no centro das preocupações.

A cobertura verde do telhado é um dos pontos fortes do edifício que alia o resultado estético e arquitetónico às vantagens ambientais. No verão, a cobertura evita que a calor entre no edifício, mantendo-o fresco mas com luminosidade.

A estação é agora uma galeria open space e multifuncional, que acolhe todo o tipo de exposições, espetáculos e ateliers que vão da música ao teatro, passando pela literatura, escrita, rádio, e muito mais.   

No edifício situado a norte foi construído um auditório e um espaço para escritórios. Os carris deram lugar a uma praça pública, enquanto o restante material da estação foi reaproveitado numa espécie de anfiteatro ao ar livre.

O Espacio Vías é agora financiado pelo Instituto da Juventude espanhol, e liderado por uma parceria entre a cidade de León e o instituto de juventude local.

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório