Ambiente

Espanha: Crias de lince-ibérico nascem em liberdade

Nasceram, na reserva espanhola de Guarrizas, Andaluzia, quatro filhotes de lince-ibérico que vieram ao mundo em liberdade. Esta é a primeira vez que uma fêmea da espécie criada em cativeiro dá à luz na Natureza.
Versão para impressão
Nasceram, na reserva espanhola de Guarrizas, Andaluzia, quatro filhotes de lince-ibérico que vieram ao mundo em liberdade. De acordo com os técnicos do programa LIFE Lince, que trabalha para a preservação destes animais, esta é a primeira vez que uma fêmea da espécie criada em cativeiro dá à luz na Natureza. 
 
A fêmea, Granadilla, nasceu num centro espanhol e foi entregue, em 2010, ao seu habitat natural. Recentemente, os membros do projeto encontraram-na com quatro crias com cerca de três meses, que já superaram a idade mais crítica em termos de mortalidade e apresentam boas condições físicas. 
 
Segundo o jornal El Mundo, os especialistas da Junta da Andaluzia consideram que estes nascimentos traduzem o esforço realizado para o estabelecimento da espécie no local e são muito importantes, uma vez que um rápido crescimento demográfico nas etapas iniciais tem repercussões muito positivas no êxito global do programa.
 
De salientar que os dados do censo mais recente realizado pelo Departamento do Meio Ambiente da Andaluzia o ano passado, revelaram que o número de linces-ibéricos subiu de 94, em 2002, para 298 em 2011 o que, de acordo com os responsáveis, é um excelente resultado.
 
Além disso, embora muitos dos linces se encontrem em cativeiro por razões de segurança, também a superfície de distribuição da espécie em vida selvagem aumentou. 

[Notícia sugerida por Sofia Baptista]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório