Mundo

Espanha: campeonato nacional de sesta

Arrancou esta quinta-feira, em Madrid, a primeira edição do Campeonato Espanhol de Sesta, que vai premiar o concorrente que melhor representar o costume nacional de "passar pelas brasas" depois do almoço. Os vencedores são anunciados dia 23 de outubr
Versão para impressão
Arrancou esta quinta-feira, em Madrid, a primeira edição do Campeonato Espanhol de Sesta, que vai premiar o concorrente que melhor representar o costume nacional de “passar pelas brasas” depois do almoço. Os vencedores são anunciados dia 23 de outubro.

O torneio é organizado pela Associação Nacional dos Amigos da Sesta, que quer divulgar os benefícios para a saúde de se tirar um pequeno descanso durante a tarde.

Para criar um ambiente adequado, a organização criou uma instalação com cinco sofás de dois lugares dentro de um centro comercial na capital espanhola, onde os candidatos têm que se deitar e dormir em frente ao júri.

A sesta será supervisionada por uma equipa médica e por pulseiras com sensores que enviam dados em tempo real para um computador a fim de comprovar se o candidato está mesmo a dormir um sono profundo.

Cada sessão de 20 minutos, entre as 12h e as 19h, escolherá os dois melhores dorminhocos entre cinco concorrentes.

A fim de ajudar o sono a chegar, a organização oferece refeições grátis aos participantes, antes de cada disputa.

Os vencedores recebem um troféu e um prémio monetário que vai dos mil euros, para o campeão, aos 250 euros para quem ficar em terceiro lugar.

Também há prémios especiais para a melhor postura durante o sono, o melhor estilo de roncar, o favorito do público (que poderá votar no local da competição e através da internet) e concurso de fotos e vídeos de sonos espetaculares (veja abaixo um dos vídeos concorrentes).





Benefícios da sesta

A Associação Nacional dos Amigos da Sesta defende a prática da sesta e já criou um grupo no Facebook para divulgar a prática.

Esta associação afirma que os especialistas recomendam um descanso diário de 20 minutos depois do almoço como forma de render mais no trabalho ou nos estudos.

Um estudo recente da faculdade de psicologia da Universidade Berkeley, na Califórnia, diz que a sesta permite que o cérebro refresque seu espaço de armazenamento de memória e facilita a captação de novas informações.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório