Ciência

Espaço: Lusos colaboram com Agência Europeia

O Labet, um laboratório sediado em Castelo Branco, está a desenvolver três projetos para a Agência Espacial Europeia.
Versão para impressão
O Laboratório de Ensaios Termodinâmicos do Instituto de Soldadura e Qualidade (Labet), em Castelo Branco, está a desenvolver três projetos para a Agência Espacial Europeia (European Space Agency – ESA). 
 
O anúncio foi feito esta semana por Telmo Nobre, responsável do Labet, que em declarações à agência Lusa explicou quais são estes projetos.
 
“O primeiro vista testar a resistência do revestimento do vaivém a temperaturas de 1600 graus. O segundo consiste numa avaliação aos tanques de combustível da nave espacial e o terceiro envolve ensaios das secções [andares] do Ariane V”, o novo foguetão da ESA. 
 
Este trabalho, que deixa transparecer uma forte aposta na indústria aeronáutica e espacial, é particularmente animador para o Labet por ser um sinal de recuperação após o laboratório ter sido destruído por um incêndio há um ano e meio, obrigando a uma mudança de instalações e à compra de novos equipamentos. 
 
Agora, o  Labet está em sediado em novas instalações, situadas na zona industrial de Castelo Branco, com cerca de 11 mil e 200 metros quadrados. 

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub