Ciência

Espaço: 1ªs fotos da Terra foram tiradas há 50 anos

NULL
Versão para impressão
Foi há 50 anos que chegaram até nós as primeiras imagens da Terra vista do espaço. As imagens foram obtidas a partir do filme feito a 6 de agosto de 1961 pelo russo German Titov que, a bordo do vaivém Vostok 2, deu 17 voltas ao planeta, num total de 25 horas. Para assinalar a data, uma galeria russa organiza, em Moscovo, a exposição “50 anos de Fotografia Espacial”.

Yuri Gagarin, também de nacionalidade russa, ficou com os louros de ser o primeiro homem a conquistar o espaço. A 12 de abril de 1961, a bordo do vaivém Vostok 1, Yuri completou uma volta completa em torno do planeta e proferiu a famosa frase “A Terra é azul”. Esteve em órbita durante 108 minutos.

Mas foi o German Titov quem provou que a Terra é realmente azul, vista do espaço. No sábado passado, dia 06 de agosto, fez meio século que foram obtidas as primeiras imagens do nosso planeta. A bordo do Vostok 2, o astronauta russo superou largamente o tempo que Yuri Gagarin passara em órbita ao completar 17 voltas ao planeta, num total de 25 horas.

“Ao voltar, Gagárin disse que tinha visto a Terra, e toda a gente acreditou nele. Por isso, a missão de Titov era tirar imagens de nosso planeta para que todos pudessem ver”, explicou à agência de notícias EFE um dos organizadores da exposição “50 Anos de Fotografia Espacial”, na galeria Fotosoyuz, em Moscovo, onde se podem ver essas imagens.

O astronauta soviético, que tinha sido suplente de Yuri Gagarin na missão Vostok 1, partiu da Terra numa missão cujo objetivo era testar os efeitos da ausência prolongada de gravidade no corpo humano. Até hoje, é o homem mais jovem a ter “pisado” o espaço.

As primeiras fotografias da Terra foram extraídas do filme que o astronauta fez com a câmara de filmar Konvas Avtomat que transportava, e que aprendeu a utilizar ao longo de 60 horas de formação.

As imagens foram registadas em películas de 300mm e mostram um planeta de cor azul coberto de nuvens brancas num fundo negro.

Hoje em dia, a maior parte das fotos da Terra feitas a partir do Espaço são feitas por satélites e sondas espaciais. No entanto,  Paolo Nespoli, um astronauta italiano da Estação Espacial Internacional, ficou famoso pelas originais imagens do planeta que publicou da sua página do Flickr enquanto estava a bordo da estação.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório