Cultura

Escultor português vence “Nobel” da Medalhística

O escultor português João Duarte venceu o prémio internacional Sanford Saltus, considerado o prémio Nobel da Medalhística e que é anualmente atribuído pela Sociedade Numismática dos E.U.A.
Versão para impressão
O escultor português João Duarte venceu o prémio internacional Sanford Saltus, considerado o prémio Nobel da Medalhística e que é anualmente atribuído pela Sociedade Numismática dos E.U.A.
 
O escultor vai receber o prémio durante um congresso da Federação Internacional da Medalha (FIDEM), que decorre entre 10 e 12 de Julho, em Glasgow (Escócia), avança o Museu de Arte Contemporânea (MAC).
 
A medalha premiada, a “Domus Domus” (na foto), é uma medalha que representa uma casa, na face superior, e uma espécie de palco de espetáculos na face inversa.

João Duarte concebeu esta peça para a British Art Medal Society (do British Museum, Londres), que escolheu o artista português para assinar a nova medalha da instituição, relativa a 2012.

 
João Duarte – 52 anos, natural de Lisboa – é licenciado em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes de Lisboa onde é atualmente professor de Escultura e tem já uma longa carreira na área da escultura e da medalhística, tendo exposto as suas obras um pouco por todo o mundo.

Portugal, Espanha, Estados Unidos da América, Alemanha, Japão, Bélgica, Holanda, Hungria, Reino Unido, Finlândia e Suíça são alguns dos países onde o artista realizou exposições.

 
No seu percurso, João Duarte já desenhou várias medalhas significativas como as que assinalaram os 150 anos do Banco de Portugal ou os 50 anos da NATO. Realizou também diversas peças de numismática emblemáticas como a moeda em prata, de oito euros, comemorativa do Euro 2004.
 
João Duarte não foi o único português a vencer o prémio J. Sanford Saltus. Em 1998, Helder Batista foi o primeiro português a entrar na lista de vencedores da Sociedade Numismática dos Estados Unidos, onde mais de 80 por cento dos premiados são artistas norte-americanos.

Clique AQUI para aceder à página pessoal de João Duarte.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório