Cultura

Escritores lusos nomeados para prémio internacional

NULL
Versão para impressão

Os escritores portugueses José Luís Peixoto e José Rodrigues dos Santos foram selecionados para a lista do Prémio Literário IMPAC Dublin 2012. A lista dos selecionados foi divulgada, esta terça-feira, no site oficial do prémio.

“Cemitério dos Pianos”, com edição da Quetzal, é a obra nomeada de José Luís Peixoto, e “Fórmula de Deus”, da Gradiva, é o livro de José Rodrigues dos Santos candidato ao prémio.

Ambos os escritores portugueses estão selecionados para aquele que é o prémio literário com maior valor monetário mundial: cem mil euros. A edição deste ano conta com a participação de 147 obras.

Para José Rodrigues dos Santos esta é a segunda nomeação, uma vez que em 2009 o escritor esteve presente na lista de selecionados com  o livro “Codex 632″.

Este prémio literário internacional é uma iniciativa do governo municipal de Dublin, em parceria com a empresa IMPAC, e é atribuído todos os anos a um romance escrito ou traduzido em inglês. O objetivo é promover a literatura a nível mundial.

O prémio será anunciado a 13 de Junho de 2012 e até lá serão anunciados, em Março do mesmo ano, os finalistas. O vencedor em 2011 foi o escritor irlandês Colum McCann com a obra “Let the Great World Spin”.

Clique AQUI para conhecer a lista de nomeados.

[Notícia sugerida por Vitor Fernandes]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub