Cultura

Escritora portuguesa condecorada em França

A escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso foi condecorada pelo Ministério da Cultura francês com o título de Cavaleira das Artes e das Letras.
Versão para impressão
A escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso foi condecorada pelo Ministério da Cultura francês com o título de Cavaleira das Artes e das Letras. A distinção deveu-se à edição dos livros “Campo de Sangue” (2002), “Os Meus Sentimentos” (2005) e “Até Nós” (2008), já traduzidos em França e noutros países.
 
A notícia é avançada pelo jornal Público, que escreve que o Ministério justifica a distinção, que será entregue em Lisboa em data a definir, com o papel que o trabalho da escritora lusitana tem assumido “na irradiação da cultura em França e no mundo”. 
 
De sublinhar que a condecoração da Ordem das Artes e das Letras, criada em 1957, é uma das mais altas distinções honoríficas da República Francesa, tendo o propósito de recompensar aqueles que se distinguem pelas suas criações no domínio artístico ou literário e que contribuem para difundir a cultura em território francês. 
 
Esta não é a primeira vez que uma personalidade portuguesa é agraciada com esta condecoração, que também já foi recebida por Lídia Jorge, António Lobo Antunes, Joe Berardo, Mariza, Eduardo Lourenço, Manuel Alberto Valente, Rui Horta, Leonor Silveira, Carlos Pinto Coelho e Joaquim Benite. 
 
Sobre Dolce Maria Cardoso

Dulce Maria Cardoso nasceu em Trás-os-Montes em 1964, passou por Angola, onde cresceu, e regressou a Portugal em 1975. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, reside atualmente na capital portuguesa e já escreveu um pouco de tudo, desde romances a contos e argumentos para cinema.
 

De entre os seus trabalhos mais notáveis destaca-se o romance “Os Meus Sentimentos”, que lhe valeu, em 2009, a conquista do Prémio da União Europeia para a Literatura, e “O Retorno”, publicado em 2011 e que conta a experiência dos retornados e da descolonização de Angola.A obra foi considerada pela crítica a melhor do ano, arrecadando ainda o prémio especial da crítica nos Prémios Ler/Booktailors 2011. 

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes, Diana Rodrigues e Alexandra Luís]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório