Ciência

Escolhas certas melhoram performance cerebral

Começa esta segunda-feira a Semana Internacional do Cérebro que decorre de 14 a 20 de Março com participação de instituições científicas, museus e Centros Ciência Viva, escolas, universidades e unidades de saúde de todo o País que vão falar sobre est
Versão para impressão
Começa esta segunda-feira a Semana Internacional do Cérebro que decorre de 14 a 20 de Março com participação de instituições científicas, museus e Centros Ciência Viva, escolas, universidades e unidades de saúde de todo o País que vão falar sobre este órgão que controla todas as funções do corpo.

De acordo com um neurocientista da Universidade do Minho e um especialista em ciências da nutrição, ouvidos pela RTP, a alimentação tem um papel fundamental no funcionamento do cérebro.

“A componente alimentar desde o que acontece na barriga da mãe até aos dois três anos iniciais é extremamente importante na capacidade de o cérebro atingir a plenitude do seu desenvolvimento que está, pensamos nós, marcado geneticamente”, indica o investigador em ciências da nutrição da UM, Nuno Borges.

“Isso não vai transformar um indivíduo mediano num Einstein, mas uma boa alimentação permite que cada pessoa possa atingir o seu potencial máximo”, defende o investigador.

Consumir peixe, com alguma gordura, por exemplo, é essencial para o que o cérebro precisa, mesmo que não goste em especial desde a gravidez.

Em Portugal, a Semana Internacional do Cérebro é organizada pela Sociedade Portuguesa de Neurociências e a Ciência Viva em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Bioquímica.

Ao longo da semana será proporcionadas conversas com investigadores, laboratórios abertos aos estudantes, palestras de neurocientistas nas escolas e atividades experimentais que ajudam, como indicam estes especialistas, a perceber melhor o funcionamento do nosso cérebro e como o podemos potenciar.

Saiba mais sobre as atividades programadas clicando AQUI.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub