Sociedade

Escola virtual ensina Língua Gestual gratuitamente

Já é possível aprender Língua Gestual Portuguesa (LGP) 'online' e de forma gratuita. A primeira Escola Virtual de Língua Gestual Portuguesa (EVLGP) foi lançada esta semana pela Associação de Surdos do Porto e está aberta a toda a comunidade.
Versão para impressão
Já é possível aprender Língua Gestual Portuguesa (LGP) 'online' e de forma gratuita. A primeira Escola Virtual de Língua Gestual Portuguesa (EVLGP) foi lançada esta semana pela Associação de Surdos do Porto em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra e está aberta a toda a comunidade. 
 
Trata-se de um projeto “pioneiro em Portugal” e “raro” a nível internacional, viabilizado pelo 1.º Prémio BPI Capacitar 2013, que proporcionará uma oferta formativa em diferentes níveis de aprendizagem. Numa primeira fase, a escola vai disponibilizar conteúdos “de domínio básico”, sendo o grau de dificuldade da língua aumentado gradualmente até se atingirem níveis médios e avançados.
 
“A formação em Língua Gestual tem sido tradicionalmente presencial”, nota, em comunicado, a Associação de Surdos do Porto. “A revolução na forma de organização do curso, abrindo a possibilidade de o realizar 'online', irá significar que um maior número de pessoas terá possibilidade de aprender LGP”, explica a associação.
 
Embora esteja ainda numa fase inicial, o projeto “pretende ser o início de um longo caminho na construção do ensino à distância em língua gestual”, frisa a associação, que disponibiliza também cursos presenciais pagos de Língua Gestual Portuguesa para ouvintes.
 
A organização acredita que esta oferta formativa vai ajudar “a derrubar a maior barreira com que a comunidade surda portuguesa se depara no dia-a-dia: a comunicação.” Com efeito, estima-se que as crianças surdas sofram um atraso de cinco a sete anos no desenvolvimento cognitivo porque muitos dos que contactam com elas não têm conhecimentos básicos de linguagel gestual.
 
A EVLGP propõe-se, portanto, contribuir para atenuar este tipo de limitação, tendo como objetivo “estreitar os caminhos de comunicação entre o mundo surdo e ouvinte na procura de uma sociedade mais justa e inclusiva”. 
 
A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é um sistema de signos, arbitrário e convencional, constituindo-se como o veículo de expressão utilizado pela comunidade surda. Atualmente, a não é considerada “uma língua oficial”, mas um idioma, que, com o lançamento desta escola, ficará “acessível e disponível a todos os interessados”, congratulam-se a associação.

Para começar a aprender, basta fazer o registo na plataforma da escola. O processo é gratuito e, depois de registado e autenticado, o utilizador tem acesso imediato a todos os conteúdos formativos disponíveis, divididos por seis módulos de aprendizagem: “Introdução à Língua Gestual Portuguesa”, “Dactilologia”, “Numerais”, “Saudações”, “Apresentação” e “Família”. 

Clique AQUI para aceder ao site da Escola Virtual de Língua Gestual Portuguesa (EVLGP). 

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório