Inovação e Tecnologia

Escola de Lamego recebe prémio Microsoft

A Escola básica de Várzea de Abrunhais, perto de Lamego, foi considerada pela Microsoft uma das tecnologicamente mais inovadoras do mundo. Os inúmeros vídeos e photo-stories publicadas pelos alunos no
Versão para impressão
A Escola básica de Várzea de Abrunhais, perto de Lamego, foi considerada pela Microsoft uma das tecnologicamente mais inovadoras do mundo. Os inúmeros vídeos e photo-stories publicadas pelos alunos no blog da escola chamaram a atenção da Microsoft.

Das 104 candidaturas apresentadas, oriundas de 41 países de todo o mundo, o projecto da escola de Abrunhais foi um dos 31 seleccionados pela equipa de avaliadores do programa, constituída por especialistas externos do Conselho Consultivo, líderes regionais dos “Parceiros na Educação” e colaboradores da Microsoft.

A escola de Lamego integra agora uma comunidade de elite mundial em que participam escolas inovadoras que, com o apoio da Microsoft, irão trabalhar em rede para contribuir para a transformação das práticas de ensino.





Maria do Carmo Leitão, directora da escola EB1 de Várzea de Abrunhais, explicou à televisão do Gabinete de Inovação, Formação e Tecnologias (TVKTVê) que bastou aliar a formação fornecida aos professores e o software do Magalhães para dar asas à imaginação dos alunos.

A maior parte dos trabalhos dos alunos são publicados no formato de photo-stories (pequenos vídeos com som feitos a partir de fotografias). Aquecimento global, dobragens criativas, peças de teatro e visitas de estudos são apenas alguns dos conteúdos dos trabalhos partilhados na net. Os vídeos podem também ser acedidos num canal do Youtube criado por Maria do Carmo para o efeito.

Em declarações à TSF, a professora Helena Gama garantiu que estas ferramentas motivam os alunos e dão-lhes uma nova autonomia: «Fazem os trabalhos, organizam de maneira a usar o Magalhães, e passa tudo a ser trabalhado de uma forma muito mais abrangente, com o acesso à Internet».

Adelaide Franco, responsável da área de Educação da Microsoft, disse à TVKTVê que a escola EB1 de Várzea de Abrunhais é um «exemplo único da boa prática da mobilização de professores, de alunos e das suas famílias para a utilização das novas tecnologias».

Um exemplo que já conquistou admiradores noutros países. Impressionado com o resultado, Leandro Namora, representante da Microsoft Brasil, que esteve presente na atribuição do prémio, admite que o Brasil quer aprender com o exemplo de Portugal e levar a mesma ideia para o outro lado do oceano.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório