i9magazine

Escola de Ciências da UMinho comemora 43 anos

Versão para impressão

A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) celebra o seu 43º aniversário esta quarta-feira, dia 21, às 14h30, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga. A cerimónia prevê as intervenções do reitor Rui Vieira de Castro e do presidente interino da ECUM, Nuno Peres.

Além da entrega de prémios escolares, destaca-se às 16h00 a palestra “A Antártida: Um ponto quente da biodiversidade bentônica”, proferida por Jesus Souza Troncoso, professor catedrático da Universidade de Vigo e diretor da Estação de Ciências Marinhas de Toralla (Espanha). Este cientista vai apresentar alguns dos resultados obtidos em expedições sobre o estudo de organismos que vivem no fundo oceânico do Antártico, realçando como estes seres conseguem adaptar-se a condições extremas como o frio. O programa de comemorações termina às 17h00 com um momento de confraternização e uma visita à exposição fotográfica “A Ciência na transformação do mundo”.

Sobre a Antártida

A Antártida é uma das áreas mais inóspitas do nosso planeta e onde foi registada a temperatura mais baixa até ao momento. O continente está rodeado pelo oceano Antártico, que apresenta temperaturas que oscilam entre os 2ºC e 6ºC. “Essas temperaturas podem levar-nos a pensar que os seus fundos oceânicos são biologicamente pobres, o que não é verdade. A fauna que habita essas latitudes é muito variada, atingindo em algumas áreas elevada abundância e diversidades equivalentes às dos recifes de coral”, contextualiza Jesus Souza Troncoso.

O conteúdo Escola de Ciências da UMinho comemora 43 anos aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub