Ciência

ESA: Estação açoriana segue voo espacial

O foguetão Ariane, que transportará na próxima semana o veículo de carga automatizado ATV Johannes Kepler até à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla original), será seguido pela estação da Agência Espacial Europeia (ESA), em Santa Maria, nos
Versão para impressão
O foguetão Ariane, que transportará na próxima semana o veículo de carga automatizado ATV Johannes Kepler até à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla original), será seguido pela estação da Agência Espacial Europeia (ESA), em Santa Maria, nos Açores.

Com uma massa total de 20 toneladas no lançamento, incluindo o combustível, comida e carga para a Estação Espacial Internacional, o ATV é a maior e mais sofisticada nave especial alguma vez construída na Europa.

A estação dos Açores, a única da ESA em Portugal, vai seguir o lançamento que acontecerá na próxima terça-feira, e vai fornecer dados de telemetria que permitirão determinar a trajetória exata que deve seguir.

Para o secretário regional da Ciência e Tecnologia, José Contente, o envolvimento da Estação de Santa Maria “significa a operacionalização da posição geoestratégica nesta região do Atlântico”, que se traduz no “papel crucial” que a estação assume nestas missões da ESA.

Em comunicado oficial, a ESA esclarece que “Santa Maria é uma das primeiras estações da ESA capazes de seguir um lançador durante o voo com motor. A geografia dos Açores oferece ainda a localização ideal para a aquisição de sinais dos lançadores a subir”.

Depois de passar por cima dos Açores, Europa e Sudeste da Ásia, o Ariane irá passar por cima da Austrália, onde será da mesma forma seguido pela estação de 15 metros da ESA, em Perth, e por uma estação em Awarura, na Nova Zelândia.

O ATV Johannes Kepler irá acoplar-se automaticamente à ISS oito dias mais tarde, a 23 de fevereiro, permanecendo ligado à Estação até junho.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub