Desporto

Ericeira abre Centro de Interpretação da Reserva de Surf

A Ericeira já tem um Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf: uma experiência imersiva, através de video-mapping e de uma maqueta interativa onde se destacam as características daquela que é a única reserva de surf da Europa.
Versão para impressão
A Ericeira já tem um Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf: uma experiência imersiva, através de video-mapping e de uma maqueta interativa onde se destacam as características daquela que é a única reserva de surf da Europa. O espaço inaugurou sexta-feira passada juntamente com o novo Posto de Turismo. 
 
Em 2011, a Ericeira foi classificada como a primeira Reserva Mundial de Surf da Europa pela organização mundial Save The Waves Coalition. Cinco anos depois, a autarquia cumpre o sonho de inaugurar o Centro de Interpretação sobre a Reserva Mundial de Surf da Ericeira. O centro ocupa todo o piso 1 do edifício do Posto de Turismo e funciona independentemente do mesmo.
O centro, instalado numa residência histórica do centro da vila que foi requalificada, tem como objetivo explicar o que é a reserva nas suas quatro dimensões principais: as suas sete ondas, a biosfera, a comunidade de surf local e a logística associada a este desporto. 
 
Todas estas dimensões estão representadas no Centro de Interpretação a partir de uma maqueta interativa da reserva, com cerca de quatro metros, e de iPads que estão disponíveis com informações específicas.
 
Destaque ainda para a mesa interativa, composta por uma maqueta topográfica dos quatro quilómetros que englobam a Reserva Mundial de Surf, juntamente com uma representação do relevo batimétrico (profundidade das águas) desta área.
 

Image and video hosting by TinyPic


Utilizando tecnologias avançadas de projeção e vídeo-mapping, a mesa pode ser comandada através de um ecrã 'touch' que vai explicando toda a informação sobre a reserva e que interage com a maqueta através de projeções em video-mapping. 
 
As informações detalhadas sobre as 7 ondas estão nos iPads que podem ser consultados individualmente. A acompanhar esta informação, existem vários momentos de informação gráfica nas paredes da sala e um grande painel que explica o que é a classificação de Reserva Mundial de Surf e a relação da Ericeira Reserva Mundial de Surf, a única da Europa, com as outras reservas mundiais.

O centro foi inaugurado juntamente com o novo Posto de Turismo que oferece um Surf Café e um espaço para venda de produtos exclusivos da região.
 

Image and video hosting by TinyPic

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório