Negócios e Empreendorismo

Erasmus para empresas e profissionais

Tal como os estudantes podem cumprir parte do seu currículo em universidades estrangeiras, agora também as empresas e trabalhadores dos 27 países da União Europeia podem aderir a um programa semelhante.
Versão para impressão
Tal como os estudantes podem cumprir parte do seu currículo académico em universidades estrangeiras, beneficiando de todas as vantagens de contacto com uma cultura diferente, agora também as empresas e trabalhadores dos 27 países da União Europeia podem aderir a um programa semelhante. 
 
O programa Erasmus for Young Entrepreneurs funciona de um modo semelhante ao Erasmus para estudantes: há um candidato (um empreendedor com ou sem experiência profissional) e uma entidade de acolhimento (que deve ser uma Pequena ou Média Empresa com experiência no setor profissional em que opera).  
 
A troca – com duração máxima de seis meses – beneficia ambas as partes uma vez que a empresa recebe alguém com espírito empreendedor, com ideias novas e uma cultura diferente, além de não ter custos uma vez que o estágio é financiado pela Comissão Europeia, num valor que depende do custo de vida de cada país. Por outro lado, o profissional que se deslocar adquire novos conhecimentos, contactos e beneficia da experiência de viver num país estrangeiro.
 
O principal objetivo do programa – que apesar de ter a palavra “young” no título não impõe limite de idades – é promover o empreendedorismo, desenvolver a capacidade de internacionalização e a competitividade das PMEs europeias e incentivar profissionais empreendedores a criar o seu próprio negócio. 
 
A fase piloto e preparatória do programa decorreu entre 2007 e 2011 mas agora, em Março de 2012, tornou-se oficial. Segundo o comunicado da Comissão Europeia, o projeto Erasmus for Entrepreneurs espera apoiar o intercâmbio de 5.000 empreendedores por ano, em 2012 e 2013.
 
Neste momento, Portugal tem cinco projetos empresariais aptos a receber candidatos (clique AQUI para consultar). As candidaturas para aprovar novas empresas de acolhimento estão a decorrer até dia 31 de Maio.

Clique AQUI para aceder ao site Erasmus for Young Entrepreneurs.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório