Ciência

Equipamento português a bordo de satélite espacial

Uma empresa portuguesa de eletromecânica desenvolveu parte do 'hardware' que integra o satélite de telecomunicações Alphasat. O equipamento espacial foi lançado esta quinta-feira para o espaço, pela Agência Espacial Europeia.
Versão para impressão
Uma empresa portuguesa de eletromecânica desenvolveu parte do 'hardware' que integra o satélite de telecomunicações Alphasat. O equipamento espacial foi lançado esta quinta-feira para o espaço, pela Agência Espacial Europeia. 
 
A tecnologia, pelo nome de TDP8, consiste num “motor de radiação capaz de detectar, discriminar e medir a energia de eletrões, protões e outros iões emitidos pelo sol” e num “sistema de teste de componentes eletrónicos” capaz de registar o efeito da radiação espacial sobre diversos dispositivos.

Desenvolvida pela empresa de eletromecânica Efacec, esta foi uma das quatro soluções escolhidas pela Agência Espacial Europeia capazes de cumprir os objetivos impostos para esta nova missão, entre um total de oito propostas apresentadas.

Esta é já a segunda vez que um produto desta empresa portuguesa viaja para o espaço sendo todo ele desenvolvido, fabricado e testado no país. A primeira ocorreu em Fevereiro de 2008, quando o Space Shuttle levou o satélite EuTEMP para a Estação Espacial Internacional onde ficou a trabalhar no vácuo durante 18 meses.

O satélite Alphasat ficará, agora, em órbita geoestacionária, ou seja, numa órbita do plano equatorial terrestre propícia à localização de satélites de comunicação, uma vez que os seus períodos orbitrais são iguais ao período de rotação da Terra (ou seja, 23h56m4,09s).

Em comunicado, a empresa portuguesa refere ainda que o lançamento foi feito “com sucesso” a partir da base da Agência Espacial Europeia, em Kourou, na Guiana Francesa, com início por volta das 19h50, hora de Lisboa.

Portugal volta ao espaço em projetos futuros 

A mesma empresa portuguesa voltou a ser escolhida para desenvolver e fornecer um monitor de radiação para a missão BepiColombo onde a ESA e a JAXA vão lançar, em 2016, uma sonda espacial que vai orbitar o planeta Mercúrio.
 
Marte será também palco das criações lusas, sob a forma de altímetros baseados em tecnologias LASER e RADAR que serão instaladas em sondas destinadas a pousar neste planeta.

Clique AQUI aceder à página de Facebook da Agência Espacial Europeia e acompanhar todos os desenvolvimentos do satélite Alphasat.

Notícia sugerida por David Ferreira

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub