Inovação e Tecnologia

Equipamento doméstico transforma lixo em biogás

Um quilo de lixo = a 200 litros de gás para cozinhar. São as contas apresentadas pelo HomeBiogas, um equipamento domestico que transforma lixo orgânico em biogás que é canalizado diretamente para o fogão.
Versão para impressão
Um quilo de lixo = a 1 hora de gás para cozinhar. São as contas apresentadas pelo HomeBiogas, um equipamento domestico que transforma lixo orgânico em biogás que é canalizado diretamente para o fogão. 
 
O equipamento, desenvolvido por empresa israelita, tem o tamanho e a aparência de uma pequena estufa e deve ser montado, idealmente, num quintal ou terraço. 
 

Segundo a página oficial do projeto, usando este equipamento, o lixo orgânico que uma família produz por dia é suficiente para produzir gás e cozinhar durante três horas.
 
“Poderá cozinhar o jantar com o gás produzido com os restos do seu almoço”, dizem os mentores do equipamento. Além do gás, o HomeBiogas liberta também fertilizante líquido para adubar a terra.
 


O equipamento adiciona determinadas bactérias ao processo de fermentação que transforma 1 quilo de desperdício orgânico em gás que serve para cozinhar durante cerca de uma hora. O gás produzido neste equipamento pode, também, ser usado nos veículos com motor a gás.   
 
Além da poupança em termos de despesas, o HomeBiogas é também amigo do ambiente já que recicla o lixo orgânico e reduz a emissões de dióxido de carbono. 
 
O equipamento só vai ser comercializado em Maio deste ano (o valor de pré-venda está nos 900 euros) mas já foi testado em terreno real.  Na Palestina, a empresa instalou, em 2015, 40 equipamentos que estão a funcionar em aldeias isoladas, fornecendo energia às famílias locais. No total, diz a empresa, já estão a funcionar, noutros locais e com apoio de organizações sociais, 150 equipamentos da HomeBiogas.
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 4 milhões de pessoas morrem prematuramente, em zonas rurais isoladas, devido aos fumos tóxicos produzidos para cozinhar dentro de casa (madeiras, carvão e outros combustíveis).
 
De acordo com o site oficial do projeto, o equipamento vem numa caixa com o kit completo que, em cerca de 3 horas, pode ser montado pelo utilizador. Contudo, a empresa recomenda a contratação de um técnico para fazer a ligação do HomeBiogas ao fogão. 
 
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório