Inovação e Tecnologia

Equipamento com ultrassom ajuda invisuais a pedalarem

Em Inglaterra, um investigador desenvolveu um aparelho que permite às pessoas invisuais andarem de bicicleta de forma independente e em segurança. Através da tecnologia de ultrassom, os ciclistas mantêm-se permanentemente ao corrente dos perigos que
Versão para impressão
Em Inglaterra, um investigador desenvolveu um aparelho que permite às pessoas invisuais andarem de bicicleta de forma independente e em segurança. Através da tecnologia de ultrassom, os ciclistas mantêm-se permanentemente ao corrente dos perigos que os rodeiam enquanto pedalam.
 
Graças aos sensores instalados no UltraBike, os ciclistas invisuais têm acesso a todo o tipo de informações sobre a rota que vão percorrer através de uns botões vibratórios debaixo de cada polegar. Consoante a informação que lhes é transmitida a partir daí, os ciclistas cegos vão poder circular de forma completamente independente.
 
Paul Clark é o especialista por detrás deste inovador aparelho, baseado na mesma tecnologia de deteção de obstáculos usada no UltraCane, um equipamento eletrónico capaz de ajudar aqueles com menos capacidade visual a evitar obstáculos e lesões indesejadas.
 
Para já, o novo equipamento só pode ser usado em ciclovias, não estando ainda apto a funcionar corretamente em estradas movimentadas. “O UltraBike não se aplica aos ciclistas de estrada com deficiência visual. Qualquer condutor pode assumir que o ciclista pode ver e isso é ainda muito perigoso”, explica o criador, citado pelo The Telegraph. 
 
“O UltraBike foi projetado para um ambiente supervisionado e controlado e tem um grande potencial para ser usado em circuitos desportivos, ciclovias e velódromos. O próximo passo é melhorar ainda mais as características específicas desta tecnologia nesse sentido”, acrescenta.
 
A inovação, atualmente em exibição no London's Science Museum, está a ser vista como um passo importante no transporte de invisuais e quer chegar a um maior número de pessoas através da Sound Foresight Technology.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub