Inovação e Tecnologia

Equipa portuguesa vence prémio mundial de tecnologia

A aplicação para smartphone criada por dois estudantes da Universidade da Madeira, que ajuda a maximizar o aproveitamento da energia solar, valeu-lhes o primeiro lugar no concurso mundial Ericsson Application Awards.
Versão para impressão
A aplicação para smartphone criada por dois estudantes da Universidade da Madeira, que ajuda a maximizar o aproveitamento da energia solar, valeu-lhes o primeiro lugar no concurso mundial Ericsson Application Awards. A equipa foi a grande vencedora do prémio de 25 mil euros e vai ver o seu projeto divulgado entre as principais empresas mundiais de telecomunicações.

Joel Rodrigues e Poan Shen, que formam a equipa GreenSpark, concorreram até esta quarta-feira pelo prémio final, ao lado da equipa feminina polaca Girlpower. Numa cerimónia em Estocolmo, capital da Suécia, os alunos ficaram a saber que o seu projeto tinha sido eleito o vencedor da categoria “Estudante”.

A aplicação para o sistema operativo Android permite aos donos de painéis solares gerir à distância, através de um smartphone, a produção e utilização da energia solar. Para além da monitorização, os utilizadores podem ficar a saber se a energia que produzem está a ser desperdiçada.

“A nossa equipa focou-se em utilizar ideias inovadoras para melhorar o uso desta energia verde. Nesta competição colocamos o nosso ênfase na energia solar”, explica a equipa no site dedicado ao concurso da Ericsson.

A ideia surge como uma alternativa à habitual gestão feita através de um computador pessoal que necessita estar ligado “24 horas de sete dias da semana”. A aplicação permite ter ao alcance de um telemóvel todo o painel de gestão do seu próprio gerador de energia.


“Acreditamos que com a nossa ideia vamos poder impulsionar a utilização da energia solar entre as famílias. Como resultado, temos esperança que num futuro próximo as cidades vão poder ter menos poluição e um custo de energia mais baixo”, refere a GreenSpark no site da Ericsson.

O concurso mundial Ericsson Application Awards realiza-se todos os anos com o objetivo de encontrar as melhores aplicações para Android, que tragam benefícios para o dia-a-dia da sociedade. Em cada edição, os prémios são entregues em duas categorias: a de “Estudante” e a de “Empresa”.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub