Inovação e Tecnologia

Equipa portuguesa é tetra-campeã mundial de robótica

Um robô mutante que, quando dança, perde a forma cúbica e se transforma num humanoide, foi uma das criações que valeu o título de campeões mundiais de robótica a um grupo de alunos da Escola Secundária de Amares (ESA), no RoboCup 2013.
Versão para impressão
Um robô mutante que, quando dança, perde a forma cúbica e se transforma num humanoide, foi uma das criações que valeu o título de campeões mundiais de robótica a um grupo de alunos da Escola Secundária de Amares (ESA), no RoboCup 2013, que decorreu em Eindhoven, na Holanda.

Campeã mundial de robótica pelo quarto ano consecutivo, a equipa ESA ROBOTS, formada por alunos da Escola Secundária de Amares, venceu, com distinção, as provas individuais e de grupo, sagrando-se campeã mundial a nível individual e em superteams.


Imagem do espetáculo de dança da equipa da ESA com o robô mutante e dançante © ESA ROBOTS

Na prova individual, os alunos apresentaram um espetáculo de dança robótica intitulado “Acredita, transforma-te, tu és capaz” em que os robôs interagiam com os humanos e, inclusive, um deles transformava-se durante a atuação, passando de cubo a humanoide, através de movimentos sincronizados com a música.

Por sua vez, na prova das superteams, a equipa de Amares trabalhou em conjunto com colegas do Japão e de Itália, tendo preparado os seus robôs para uma nova apresentação em menos de 24 horas.

De acordo com o comunicado da ESA, a equipa, constituída por alunos do terceiro ciclo e do ensino secundário, está bastante satisfeita por ter conseguido superar com êxito as várias dificuldades que surgiram ao longo da competição e afirma estar pronta para “voltar a repetir a experiência em 2014”.

O RoboCup é o maior evento mundial de robótica, organizado pela RoboCup Federation, que decorreu, este ano, na Holanda, entre os dias 24 e 30 de Junho, juntando cerca de três mil participantes oriundos de 40 países diferentes.

Clique AQUI para conhecer o projeto da ESA ROBOTS.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub