Espetáculos e Exposições

entreMITOS regressa a Oeiras [3-11 setembro]

Sob o mote "aproxima-te" surge o entreMITOS, uma plataforma da Mostra Internacional de Teatro de Oeiras, que entre os dias 3 e 11 de setembro leva à Fundição de Oeiras vários espetáculos, workshops e criação de estágios sociais, com o intuito de form
Versão para impressão
[Foto: © Tiago Duarte]

Sob o mote “aproxima-te” surge o entreMITOS, uma plataforma da Mostra Internacional de Teatro de Oeiras, que entre os dias 3 e 11 de setembro leva à Fundição de Oeiras vários espetáculos, workshops e criação de estágios sociais, com o intuito de formar e profissionalizar jovens. A entrada é gratuita em todas as atividades.

O entreMITOS privilegia a vertente da responsabilidade social do teatro, ao apresentar o MITO Social, um espaço de reflexão e mostra de trabalhos representativos da intervenção artística na área social. Aqui integra-se a peça “Nosso Senhor da Purificação”.

“Esta peça que reúne interpretação, dança e música, assenta numa criação coletiva em torno do conceito da purificação, isto é, do que há em nosso redor a necessitar de ser purificado. No fundo, o conceito de purificação está a ser trabalhado, a par com as noções de preconceito, discriminação, incompreensão, intolerância, que têm de ser revistos e trabalhados positivamente”, explica o diretor artístico e encenador do espetáculo, António Terra.

Destacam-se ainda as peças “Olhos nos Olhos”, da encenadora brasileira Simone Bencke em trabalho com a conceituada atriz portuguesa Lourdes Norberto e “Tudo o que Existe entre Nós”, do encenador brasileiro Ivan Sugahara.

A ligação ao Brasil é, aliás, muito evidente nesta edição do entreMITOS: no Rio de Janeiro decorrem os ensaios de “Pequenos Burgueses”. Trata-se de um trabalho social de Guti Fraga, jornalista, ator e diretor artístico, com o grupo Nós do Morro, que conta com uma história de 24 anos de formação teatral e cinema e rostos que já vimos em elencos de filmes como “Cidade de Deus” e “Estômago”. Será possível vê-los do cinema para o palco, em estreia absoluta, a 9 de setembro, pelas 20h00, na Fundição de Oeiras.

Mas nem só de teatro de palco vive o entreMITOS. Estão também agendados happenings, workshops, a instalação “Meto a Colher”, que abordará a violência doméstica, documentários, curtas e conversas à volta dos temas “A Arte e as Forças de Uma Comunidade”, “Actos Criativos” e “A Arte de Adolescer”.

MITO Lounge é outra das novidades desta edição entreMITOS. Diariamente, pelas 23h30 haverá música ao vivo e DJ´s, com o intuito de aproximar público, atores, encenadores e a própria organização do evento.

Saiba mais aqui.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório