Sociedade

Enfermagem da UMinho recebe distinções no México

A Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho (UMinho) vai receber três galardões no México no próximo mês de Agosto. Além da instituição, também a sua presidente, Isabel Lage, será condecorada no evento com duas medalhas.
Versão para impressão
A Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho (UMinho) vai receber três galardões no México no próximo mês de Agosto. Além do “Prêmio Sapientiæ de Excelência Educativa” atribuído à instituição, também a sua presidente, Isabel Lage, será condecorada no evento com duas medalhas.
 
Em comunicado, a UMinho explica que o prémio que será entregue à ESE é atribuído pela Organização das Américas para a Excelência Educativa (ODAEE), que, anualmente, distingue instituições dos 22 países da rede que desenvolvem programas e projetos de qualidade e ensino de excelência nas suas comunidades, reconhecendo o desempenho e compromisso dos seus dirigentes, docentes e equipa administrativa.
 
Durante o I Congresso Latino-Americano de Investigação Educativa e Educação por Competências, que decorrerá no México entre 22 a 24 de Agosto, a presidente da ESE, Isabel Lage, será também condecorada com as medalhas “Destaque na Gestão da Qualidade Educativa” e “El Flechador del Sol”, sendo esta última coatribuída pela anfitriã do evento, a Universidade de Cuautitlán Izcalli. 
 
Segundo Ubaldo Meza Ricardo, presidente da ODAEE, a primeira medalha com que a portuguesa vai ser agraciada realça a sua “tenacidade profissional e de coordenação, a intencionalidade de estabelecer alianças profissionais e institucionais e o envolvimento em cursos e capacitações internacionais”. 
 
Já o galardão “El Flechador del Sol” reconhece ações de indivíduos que beneficiem significativamente o sistema educativo dos diferentes países, em particular “a qualidade humana que aponta além do profissionalismo, fortalecendo a consciência do indivíduo como parte de uma sociedade responsável”. 
 
O Congresso da ODAEE, que acolherá a entrega dos prémios, reúne algumas centenas de responsáveis de instituições educativas da Ibero-América. Entre as atividades previstas para o evento está a assinatura do Pacto da América Latina pela Educação com Qualidade Humana.
 
Recorde-se que a excelência da ESE da UMinho, que conta com cerca de 600 estudantes, já tinha sido premiada recentemente pelo Conselho Ibero-Americano em Honra da Qualidade Educativa e também pela Câmara Municipal de Braga (cidade onde se situa, no Edifício dos Congregados) com a Medalha de Mérito – Grau Ouro. 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub