Ambiente

Energias renováveis são 50% da produção nacional

NULL
Versão para impressão
As fontes de energia renováveis representaram em junho cerca de 50% da produção elétrica nacional. Apesar de se ter registado um decréscimo na produção, face a 2010, Portugal mantém-se entre os melhores da União Europeia, no que respeita à incorporação de energias renováveis.

Os dados foram divulgados pela Direção Geral de Energia e Geologia. No relatório é destacada a potência instalada renovável total, que atingiu os 9 688 megawatts no final de junho.

Face a maio registou-se um aumento da potência, devido especialmente à entrada em funcionamento de uma nova central eólica, duas fotovoltaicas e duas de biogás, explica o comunicado.

O desempenho de Portugal tem sido positivo. Em 2009, fomos o terceiro país da União com “maior incorporação de energias renováveis”, posição que fica a dever-se a um aumento de 23% na produção hídrica e de 31% na eólica.

No entanto, 2011 tem sido um ano com algumas quebras na produção. O primeiro semestre do ano mostrou um comportamento descendente, na ordem dos 19%, face a igual período de 2010.

Registaram-se diminuições na produção com recurso à componente hídrica e à eólica. Mas em junho os valores voltaram a subir. A biomassa aumentou mesmo 12%, durante os primeiros seis meses do ano.

Coimbra é o distrito que mais contribui para a produção de biomassa. Em Bragança são os recursos hídricos que lideram, com uma produção superior a 4250 gigawatts.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório