Inovação e Tecnologia

Energia solar cria 2 mil empregos em Abrantes

A empresa RPP Solar está a construir um megacomplexo relacionado com a energia solar que irá empregar quase 2 mil pessoas. O Projecto Integrado de Energia Solar (PIES) conta com um investimento na ordem dos 850 milhões de euros e pretende colocar Por
Versão para impressão
A empresa RPP Solar está a construir um megacomplexo relacionado com a energia solar que irá empregar quase 2 mil pessoas. O Projecto Integrado de Energia Solar (PIES) conta com um investimento na ordem dos 850 milhões de euros e pretende colocar Portugal no mapa dos grandes produtores mundiais de energias limpas, conforme explica em comunicado.

O PIES da RPP Solar conta assim criar ao todo 1.900 postos de trabalho diretos, 300 estão reservados a engenheiros e quadros superiores. Vai incluir uma fábrica de tratamento de silício e unidades de fabrico de “wafers”, células, painéis térmicos e painéis fotovoltaicos.

A fábrica está instalada em Pego, Abrantes, e está vocacionada essencialmente para a exportação. O Centro Coordenador de Distribuição ficará sediado em Portugal e terá escritórios de representação em Espanha, Alemanha, EUA e Brasil.

Segundo afirmou à Lusa o empresário e promotor do projeto, Alexandre Alves, “os contratos assinados permitem dizer que já temos tudo vendido e o produto vai ser todo escoado a partir de Abrantes numa lógica patriota e de aposta na exportação”. A empresa aponta para uma estimativa de “1700 camiões por ano, com 600 painéis cada, a carregarem painéis para toda a Europa”.

A empresa assinou ainda um protocolo de recrutamento e formação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Com recrutamento de base local e regional, a RPP Solar vai receber 128 milhões de euros de incentivos, ao abrigo do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Do total, 58 milhões são incentivos financeiros e os restantes 70 milhões incentivos fiscais.

Valter Lemos, secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, realçou a “importância e dimensão” do projeto PIES para aquela região do interior do país.

[Noticia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório