Inovação e Tecnologia

Endeavour está no espaço e com marca portuguesa

NULL
Versão para impressão
O vaivém Endeavour partiu esta segunda-feira em direção ao espaço, numa missão que durará 16 dias e que pretende desvendar alguns dos segredos do Universo. O equipamento que segue a bordo conta com a colaboração de um grupo de investigadores portugueses.

O vaivém da NASA transporta o Espetrómetro Magnético – um módulo que pretende estudar a origem do universo e que ficará acoplado à Estação Espacial Internacional durante os próximos dez anos.

Investigadores portugueses do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas participam na construção deste módulo que teve um custo de 1,41 mil milhões de euros, sendo considerado como a ação mais importante na história da Estação Espacial Internacional.

O vaivém norte-americano partiu da Base Espacial Kennedy, na Florida, com seis astronautas a bordo. Durante a missão estão previstas quatro saídas orbitais de seis horas, por equipas de dois astronautas.

A data inicial de lançamento estava marcada para dia 29 de abril e foi adiada algumas vezes devido a vários problemas no vaivém, sendo a última, uma avaria elétrica.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório