Cultura

Encontram fotografias perdidas de St-Exupéry

Quatro fotografias inéditas do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry foram encontradas em Angers, na casa de familiares de um dos seus derradeiros companheiros de combate. Acredita-se que as fotografias retratem o autor de "O Principezinho" nos ú
Versão para impressão
[Imagem: AFP]
Quatro fotografias inéditas do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry foram encontradas em Angers, na casa de familiares de um dos seus derradeiros companheiros de combate. Acredita-se que as fotografias retratem o autor de “O Principezinho” nos últimos dias antes do seu desaparecimento em julho de 1944 na II Guerra Mundial.

A família do aviador Raymond Duriez, que terá sido um dos últimos a ver Saint Exupéry com vida, entregou agora as quatro fotografias ao Museu Regional do Ar de Angers-Marcé. Estavam guardadas numa caixa de cartão há mais de 70 anos, conforme refere a agência noticiosa AFP.
Image and video hosting by TinyPic
Numa dessas fotografias o poeta-aviador, como lhe chama o jornal Ouest France que avançou a notícia, aparece sentado com óculos de sol numa cabine de pilotagem do avião de combate P-38 Lightning. Esta fotografia já tinha sido reproduzida em revistas, mas o original nunca tinha sido localizado, até agora.

As restantes três fotografias mostram Exupéry perto de um jipe num cenário que se pensa ser numa base aérea da Córsega; noutra está sentado numa mesa e na última a fumar um cigarro.

Antoine de Saint-Exupéry tinha 44 anos quando desapareceu no dia 31 de julho de 1944 em missão de reconhecimento na II Guerra Mundial. O avião onde seguia despenhou-se e o corpo nunca foi encontrado. Em 1998 perto da costa da França, em Toulon, um pescador encontrou uma pulseira de prata com o nome do escritor e mais tarde destroços de um avião que se pensa ser o avião que pilotava na altura.

A descoberta coincide com a venda de um manuscrito do livro “Pilote de Guerre”, escrito entre 1939-1940, a um colecionador francês no valor de 74.900 euros.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório