Ciência

Encontrados fósseis de baleias com milhões de anos

NULL
Versão para impressão
Uma equipa de palentólogos descobriu, no Chile, um cemitério de baleias com mais de sete milhões de anos composto por cerca de 80 fósseis. O achado foi feito no deserto de Atacama, perto da cidade de Caldera, a aproximadamente 869 km de Santiago, capital chilena.

De acordo com os especialistas, a maioria dos esqueletos estava preservada integralmente em rochas sedimentares e entre os fósseis estavam três que aparentavam constituir uma família com pai, mãe e bebé.

Estas baleias são antepassados das atuais e fazem parte dos períodos Plioceno e Mioceno, da era Cenozoica. Sol Squire, um dos paleontólogos envolvidos, disse à Sky News que “a descoberta tem grande importância a nível global. Nunca houve outra semelhante em termos de tamanho ou diversidade” na América do Sul.

Desde Maio que a equipa tem vindo a retirar, muito cuidadosamente, os fósseis das rochas onde estes se encontravam, mas só agora a descoberta foi partilhada com o mundo. Durante as investigações, os palentólogos acharam também partes de esqueletos de tubarões, golfinhos e focas.

O governo chileno planeia agora construir um museu para futuramente hospedar esta coleção.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório