Ciência

Encontrados fósseis com 95 milhões de anos

Pedaços de âmbar descobertos recentemente permitiram aos cientistas um olhar surpreendente pela África de há 95 milhões de anos atrás. Os cerca de 28 espécimes de insetos, aranhas e fungos fossilizados no depósito de âmbar encontrado na Etiópia dão p
Versão para impressão
[fotografia: A. Schmidt et al./PNAS]

Pedaços de âmbar descobertos recentemente permitiram aos cientistas um olhar surpreendente pela África de há 95 milhões de anos atrás. Os cerca de 28 espécimes de insetos, aranhas e fungos fossilizados no depósito de âmbar encontrado na Etiópia dão pistas importantes e novas revelações sobre o ecossistema do período do Cretáceo.

“Grande parte dos espécimes representa um exemplar fóssil único do seu grupo de África, e alguns estão entre os exemplares mais antigos do mundo”, escreveram os investigadores no estudo divulgado esta semana na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences – PNAS”.

Análises mais profundas vão poder dar pistas sobre a evolução das formigas e insetos e como estes estão biologicamente relacionados com o período Cretáceo e em particular com o hemisfério norte, de onde se pensava até agora que as formigas eram originárias.

“O âmbar etíope é de grande importância para aumentar o nosso conhecimento sobre a história de evolução dos artrópodes terrestres, plantas e fungos”, escreveram os cientistas citados pela edição online da revista “Wired”.

Os investigadores que estudaram o próprio âmbar descobriram que a resina que escoou das árvores é quimicamente semelhante a âmbares mais recentes de depósitos do período do Mioceno, encontrado no México e na República Dominicana.

O estudo demorou cinco anos ate ser publicado e envolveu uma equipa de 20 cientistas de sete países especializados em datação do próprio âmbar e especialistas em insetos e flora.

“Este foi realmente um projeto interdisciplinar e era nossa intenção produzir um estudo holístico”, explicou Alexander Schmidt, o autor principal do estudo e biólogo na Universidade de Gottingen, na Alemanha.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório