Ciência

Encontrado maior fémur de dinossauro na Europa

Paleontólogos da Fundação Conjunto Paleontológico de Teruel - Dinópolis descobriram em Riodeva, na Espanha, um fémur de dinossauro que pode ser considerado o maior da Europa. O osso tem quase dois metros e é o maior encontrado até agora.

Versão para impressão
[Fotografia: DINÓPOLIS]

Paleontólogos da Fundação Conjunto Paleontológico de Teruel – Dinópolis descobriram em Riodeva, na Espanha, um fémur de dinossauro que pode ser considerado o maior da Europa. O osso tem quase dois metros e é o maior encontrado até agora.

Foi encontrado em San Lorenzo, na mesma localidade de Riodeva, onde em 2003 apareceram os restos de dinossauro que se pensa que teria mais de 40 toneladas de peso e media 30 metros longitudinais, como explica o diário espanhol online 20minutos.es.

O responsável da escavação Alberto Cobos, explicou que a descoberta deste fémur foi feita há três meses. “Primeiro encontrámos o fémur e depois começámos a escavar em volta para o retirar e encontrámos outros vestígios”, explicou.

De acordo com o mesmo responsável têm ao todo um fémur com 1,92 metros de longitude, uma tíbia direita de 1.25 metros, 15 vértebras caudais, dentes e partes de crânio.

Segundo Cobos não se sabe ainda se se trata de um novo dinossauro ou outro exemplar de “turiasaurus riodevensis”, como o encontrado em 2003 e cujos vestígios estavam juntos a sedimentos datados com mais de 145 milhões de anos.

“Não podemos comparar os restos dos dois indivíduos”, explica o paleontólogo, “mas nestes últimos dias temos encontrado dentes que são muito semelhantes aos dos turiasauros”.

Em caso de tratar-se de outro exemplar da mesma espécie, o achado irá permitir completar os restos até 80% juntamente com os primeiros achados em 2003. Não se exclui ainda a possibilidade de ser outro exemplar distinto, o que significaria que Riodeva “teria outro saurópode gigante”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório