Cultura

Encontrada nova língua na Índia

Apenas cerca de 800 a 1200 pessoas falam "Koro" uma nova língua recentemente identificada por um grupo de investigadores na Índia. Integrados num projeto da National Geographic, os linguistas procederam a um registo inédito desta forma de expressão a
Versão para impressão
[Fotografia: © Chris Rainier]
Apenas cerca de 800 a 1200 pessoas falam “Koro” uma nova língua recentemente identificada por um grupo de investigadores na Índia. Integrados num projeto da National Geographic, os linguistas procederam a um registo inédito desta forma de expressão até agora desconhecida.

A descoberta foi feita na aldeia de Arunachal Pradesh, situada no nordeste da Índia. Koro faz parte da família de idiomas tibeto-birmanesa, que abrange 400 línguas, embora seja claramente distinta das já existentes.

“Não foi preciso ir muito longe na lista de palavras para perceber que [a língua] era extremamente diferente em todos os aspetos”, explicou à BBC o linguista David Harrison, que liderou a equipa de investigadores.

Sem alguma vez ter sido documentada na forma escrita, a língua Koro corre graves riscos de se extinguir, algo que os investigadores pretendem evitar a todo o custo.

“Descobrimos algo que estava prestes a desaparecer”, afirmou Gregory Anderson à BBC, acrescentando que “se tivéssemos esperado 10 anos para realizar esta expedição, podíamos ter encontrado um número ainda mais reduzido de falantes”.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório