Mundo

Encontrada carta do rei Henrique VIII escrita em 1543

Foi descoberta no Reino Unido uma carta escrita pelo rei Henrique VIII, acompanhada de um outro documento que anuncia o nascimento do seu único filho.
Versão para impressão
Foi descoberta no Reino Unido uma carta escrita pelo rei Henrique VIII, acompanhada de um outro documento que anuncia o nascimento do seu único filho. Os papéis, datados do século XVI, foram encontrados numa casa histórica no noroeste de Inglaterra, a Dunham Massey, e estão agora em exposição em Manchester.
 
Os documentos foram parar às mãos da administradora do edifício, Katie Taylor, quando esta analisava um arquivo de cartas, e a sua autenticidade já foi confirmada por especialistas, de acordo com informações avançadas pela BBC. Ambos os documentos redigidos pelos monarcas tinham como destinatário George Booth, avô de sir George Booth, que construiu a casa no século XVII. 
 
A carta, datada de 1543, transmite um pedido do rei, que solicitava a George Booth que os proprietários de terras recrutassem soldados junto aos seus inquilinos para lutar contra os escoceses. O outro documento, escrito em nome de Jane Seymour, uma das mulheres de Henrique VIII, dá conta do nascimento do único herdeiro da coroa, o futuro rei Eduardo VI. 
 
“Estava a examinar as cartas guardadas no arquivo e estas duas assinaturas chamaram a minha atenção”, explicou Katie Taylor à BBC. “Eu tinha quase a certeza de que uma era assinada pelo rei Henrique VIII e a outra escrita em nome da rainha Jane Seymor”, acrescentou.
 
Segundo Katie, “cada uma das cartas foi escrita num tipo de papel muito grosso e pesado e ambas foram mantidas prensadas e arquivadas cuidadosamente”. Aproveitando as comemorações do ano do Jubileu de Diamante da Rainha Elisabete II, os documentos estão expostos na região de Manchester.  
 
Henrique VIII tornou-se célebre devido aos seus seis casamentos e ao facto de um dos seus divórcios, quando se separou de Catarina de Aragão para casar-se com Ana Bolena, ter causado a cisão entre os anglicanos e a Igreja Católica em 1534.

A rainha Jane Seymour, 3ª esposa do monarca e autora de um dos documentos encontrados, morreu alguns dias depois do nascimento do príncipe devido a complicações pós-parto.

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório