Inovação e Tecnologia

Empresas: Melhor incubadora do Mundo é portuguesa

Uma incubadora de empresas portuguesa foi distinguida como a melhor do Mundo. O prémio foi atribuído ao Instituto Pedro Nunes (Coimbra) pelo desempenho das empresas de base tecnológica que ajudou a criar. Só no ano passado apresentou um volume de neg
Versão para impressão
Uma incubadora de empresas portuguesa foi distinguida, este mês, como a melhor do Mundo. O prémio foi atribuído ao Instituto Pedro Nunes (Coimbra) pelo desempenho das empresas de base tecnológica que ajudou a criar. Só no ano passado apresentou um volume de negócios superior a setenta milhões de euros.

A Crioestaminal é pioneira e líder mundial na preservação de células estaminais. Esta é apenas uma das 140 empresas que a Incubadora do Instituto Pedro Nunes “deu à luz” nos últimos 15 anos. Empresas estas que geraram mais de 1500 postos de trabalho.

O diretor da Incubadora do IPN, Paulo Santos, explicou à RTP, que o segredo do sucesso está na gestão auto-sustentada: “As nossas receitas são geradas autonomamente pela nossa atividade, não temos nenhum apoio estatal”.

Foi o sucesso deste modelo que permitiu à Incubadora do IPN ser agora eleita a melhor incubadora do mundo de base tecnológica, entre 50 projetos de 26 paises, um prémio atribuído pela Technopolicy Network (uma rede mundial de incubadoras e pólos de ciência e tecnologia).

O ano passado, as empresas da Incubadora geraram 70 milhões de euros em volume de negócio. A distinção é um incentivo para fazer mais e melhor. “Não trabalhamos para o prémio, embora claro seja muito bem recebido, mas a nossa aposta é melhorar sempre”, afirma Teresa Mendes, presidente do instituto.

Mais de 80 por cento das empresas que passam pela incubadora conseguem vingar. No edifício da incubadora, operam atualmente 40 empresas mas o processo de seleção é rigoroso: das mais de 40 candidaturas anuais, apenas seis são selecionadas.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub