Inovação e Tecnologia

Empresário luso cria nova técnica de esterilização

Hélder Gonçalves, detentor de uma empresa de distribuição de equipamentos hospitalares de desinfeção em Boticas, criou um método de esterilização inovador que suscitou o interesse de uma
Versão para impressão
Há 20 anos a trabalhar na área da esterilização, o empreendedor português alargou a sua formação na Coreia do Sul. No regresso a Portugal, criou uma máquina esterilizadora com peróxido de hidrogénio, patenteou o processo e registou a marca. O aparelho foi vendido para os Estados Unidos, Israel, Índia, Indonésia, Itália, Geórgia e Peru.

Contudo, frisa Hélder Gonçalves em declarações ao portal Ciência Hoje, "em Portugal ninguém as quer, os hospitais não têm interesse nos equipamentos nacionais".  Apenas o Hospital de Mirandela e a Maternidade de Coimbra adquiriram a máquina, com custos de manutenção mais baixos do que as concorrentes.

Devido à "falta de reconhecimento e apoio" por parte do Estado português, a empresa foi aglutinada pela multinacional israelita Tuttnauer. Mas, ressalva o empresário, "a tecnologia continua a ser portuguesa, a construção é que é feita em Israel".

Aliás, uma das cláusulas do acordo com os israelitas foi a criação da Tuttnauer Portugal, em Boticas, pelo que "será possível manter e criar mais postos de trabalho" naquela localidade. Assim, alguns componentes primários da máquina continuarão a ser fabricados em Portugal e a distribuição para Espanha, França, Itália, Alemanha, Síria e Irão também será feita a partir de Boticas.

Hélder Gonçalves adiantou que pretende "criar um centro de investigação, no concelho, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) de Vila Real".

O empreendedor arrecadou, em 2010, o prémio Inovação Transfronteiriço à Excelência Empresarial da Confederação Empresarial de Ourense.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub