Sociedade

Empresário de Braga cria mobiliário inovador

"Golden Number" é o nome da linha de mobiliário de escritório criada pelo industrial José Alberto Carvalho Araújo, de 69 anos, já que se inspira precisamente no conceito matemático designado por "rectângulo de ouro". O destaque vai para uma secretári
Versão para impressão
“Golden Number” é o nome da linha de mobiliário de escritório criada pelo industrial José Alberto Carvalho Araújo, de 69 anos, já que se inspira precisamente no conceito matemático designado por “retângulo de ouro”. O destaque vai para uma secretária individual, sem parafusos, que pode ser montada em 35 segundos.

O empresário, que também já foi professor de matemática, recuperou a ideia do chamado retângulo de ouro, “uma relação em que o comprimento é 1,8 vezes maior do que a largura e que os gregos definiam como a divina proporção, que, sendo muito minimalista é, ao mesmo tempo, muito agradável”, explicou à agência Lusa.

Segundo José Araújo, os móveis “têm uma característica imbatível no mercado e que não existe mesmo nas multinacionais do ramo”, uma vez que são montados através de um sistema que não exige aparafusamentos, mas, tão só, uma pancada de encaixe: “uma secretária individual leva 35 segundos, uma multipostos cinco minutos”, assinala.

A fábrica Paulartes, de Braga, e as indústrias Portax, de Oliveira de Frades, estão encarregues da montagem e fabrico final dos protótipos da linha “Golden Number”. Na opinião do seu criador, as peças respondem às necessidades das pequenas, médias e grandes empresas “que investem e criam 10, 100 ou 200 empregos”.

A iniciativa de criar esta linha de mobiliário partiu do tédio de um período de inatividade empresarial: “[Sentia-me] farto de estar sem fazer nada”, revelou à Lusa José Araújo, que já nos anos 90 recebeu dois prémios do Centro de Design Português.

Além do ensino e da indústria, o empresário esteve ligado à área da música pop e à produção das primeiras urnas de voto, construídas para as primeiras eleições democráticas do pós-25 de abril. 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório