Ambiente

Empresa Silvex investe no plástico biodegradável

A empresa Silvex, de Benavente, vai investir 7 milhões de euros na expansão da fábrica para duplicar a produção e apoiar o desenvolvimento de plásticos biodegradáveis. A empresa está nesse sentido a desenvolver um plástico biodegradável inovador para
Versão para impressão
A empresa Silvex, de Benavente, vai investir 7 milhões de euros na expansão da fábrica para duplicar a produção e apoiar o desenvolvimento de plásticos biodegradáveis. A empresa está nesse sentido a desenvolver um plástico biodegradável inovador para fins agrícolas chamado agrobiofilm que pretende ser uma alternativa ao mulch (polietileno para utilização agrícola).

Com este último projeto, o objetivo é poder substituir o filme de polietileno, o plástico utilizado habitualmente para proteger as culturas agrícolas, por um produto à base de poliéster e amido de milho “que se decompõe no solo, no final da colheita, e não precisa de ser removido, nem deixa resíduos, eliminando assim o impacto ambiental do plástico tradicional”.

O agrobiofilm será três a cinco vezes mais caro mas a diferença de preço será “amortizada pela eliminação dos custos de remoção e de tratamento a jusante”, conforme assegura Paulo Azevedo citado pelo Diário de Notícias.

O projeto de produção do agrobiofilm arrancou em abril com empresas e universidades nacionais e internacionais com um investimento estimado em 1,5 milhões de euros, dos quais 1,011 milhões de euros em apoios comunitários a fundo perdido.

“O projeto vai aumentar a exportação, nomeadamente para Espanha, mas vamos produzir para o mercado global”, salientou Paulo Azevedo.

A Silvex produz atualmente 8.000 toneladas de produtos plásticos, como película alimentar, sacos do lixo ou luvas domésticas. Com o investimento de expansão dos 5.0000 para 13.000 metros quadrados, que se prevê estar concluído em novembro, o nível de produção irá duplicar.


[Notícia sugerida por Pedro Rui Costa]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório