Negócios e Empreendorismo

Empresa portuguesa inaugura fábrica na China

A empresa portuguesa de componentes para automóveis Sodecia acaba de inaugurar, em Dalian, no nordeste da China, uma nova fábrica. Trata-se de um dos maiores investimentos portugueses naquele país, estimado em cerca de 20 milhões de euros.
Versão para impressão
A empresa portuguesa de componentes para automóveis Sodecia acaba de inaugurar, em Dalian, no nordeste da China, uma nova fábrica. De acordo com os responsáveis pelo empreendimento, trata-se de um dos maiores investimentos portugueses naquele país, estimado em cerca de 20 milhões de euros.
 
De acordo com o embaixador de Portugal na China, Jorge Ryder Torres Pereira, trata-se de um projeto industrial que “transmite uma mensagem de otimismo e confiança na capacidade de Portugal superar as atuais dificuldades”, sendo esta fábrica “uma tradução prática da excelência das relações luso-chinesas”. 
 
A Sodecia Dalian, que emprega cerca de 200 trabalhadores, produz componentes para as transmissões de veículos automóveis (“shift forks” e “part break systems”, neste caso para a unidade do grupo Volkswagen estabelecida naquela cidade da costa norte da China. 
 
“Conseguimos ser competitivos num nicho de topo do mercado e captar a confiança de clientes como a Volkswagen e a General Motors”, congratula-se Torres Pereira, que participou na inauguração da Sodecia Dalian acompanhado pela delegada da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) em Pequim, Alexandra Ferreira Leite.
 
Este ano, a nova fábrica, que começou a laborar ainda em 2012, instalada num terreno de 3,6 hectares e “toda construída de raiz” com equipamento importado, espera faturar já quase 30 milhões de euros, segundo uma estimativa adiantada o mês passado à Lusa pelo diretor de marketing da Sodecia, Orlando Pinheiro. 
 
A China tornou-se, em 2010, o maior mercado automóvel do mundo, superando os Estados Unidos, que anteriormente ocupavam a liderança. As vendas de automóveis naquele país cresceram 6,8% em 2012 para 14,68 milhões de unidades e subiram ainda mais (19,2%) no primeiro trimestre de 2013. 
 
A portuguesa Sodecia, que já está presente na Europa, América do Norte e do Sul, África e na região da Ásia Pacífico, emprega, atualmente, cerca de 5.500 pessoas (mais de o dobro de há apenas quatro anos) e em 2012 as suas vendas somaram 611 milhões de euros.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub