Sociedade

Empresa lusa exporta 80% do que produz

A empresa de calçado Trofal tem como principais clientes marcas alemãs, francesas e inglesas, que procuram os produtos especializados e feitos à mão pelos artesãos da fábrica sediada na Benedita (Leiria). Cerca de oitenta por cento das suas vendas de
Versão para impressão
A empresa de calçado Trofal tem como principais clientes marcas alemãs, francesas e inglesas, que procuram os produtos especializados e feitos à mão pelos artesãos da fábrica sediada na Benedita (Leiria). Cerca de oitenta por cento das suas vendas destinam-se ao mercado externo.

A Trofal fabrica calçado para bombeiros e militares, bem como para desportos como a equitação, golfe, montanhismo, motociclismo e outros desportos radicais, sob as suas marcas Elite e Dodge. Além disso, produz também calçado vegan, feito a partir de materiais naturais, reciclados e biodegradáveis, cosido com fios naturais.

Os produtos são desenvolvidos segundo o processo “Goodyear”, que aposta na qualidade do fabrico personalizado, envolvendo mais de 180 operações diferentes, muitas delas concretizadas manualmente por artesãos especializados. Este calçado palmilhado pode, por isso, levar até seis semanas a fabricar.

A Trofal foi fundada em 1988 por Luís Couto, juntamente com o seu pai. “Há uma tradição na família de trabalho no calçado desde 1903”, explica o responsável em entrevista ao Diário Económico.

“Temos mantido a nossa orientação focada no cliente fornecendo-lhe um produto de qualidade ajustado às suas necessidades, com o melhor binómio qualidade/preço de mercado. Assim contornamos um pouco a crise”, refere ainda Luís Couto.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub