Inovação e Tecnologia

Empresa lusa desenvolve software para missões espaciais

Uma empresa de Coimbra foi contratada para desenvolver dois programas de 'software' informático de controlo para as missões da Agência Espacial Europeia a Marte e ao Sol, em 2016 e 2017, respetivamete.
Versão para impressão
Uma empresa de Coimbra foi contratada para desenvolver dois dois programas de 'software' informático de controlo para as missões da Agência Espacial Europeia a Marte e ao Sol, em 2016 e 2017, respetivamete. 
 
Depois de participar na construção do simulador operacional, que treina os operadores da ESA que gerem o funcionamento do satélite, a Critical Software assinou dois contratos para a criação de dois 'software' de controlo dos satélites 'Solar Orbiter' e 'Trave & Gas Orbiter'. 
 
O primeiro equipamento tem como objetivo recolher informação relativa ao Sol e o segundo pretende mapear fontes de gás metano emanadas pelo planeta Marte. Citado pela Lusa, Paulo Guedes, responsável da empresa, garante que os projetos já se encontram em andamento. 
 
No passado dia 22 de Novembro, a Agência Espacial Europeia lançou três satélites designados como “o enxame”, para estudar o campo magnético da Terra, onde a Critical também participou na “validação do 'software'” dos satélites, verificando se “estava tudo de acordo com os 'standards' da ESA”.

Notícia sugerida por Maria da Luz, Maria Manuela Mendes e Maria Pandina 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub