Sociedade

Empresa lusa conquista maior prémio mundial de Design

A marca portuguesa de mobiliário urbano LARUS acaba de vencer o 'Red Dot Award', o maior prémio mundial de Design. A distinção foi conseguida graças à papeleira 'Sheet', desenhada por Pedro Martins Pereira para o 'Al Shaheed Park', o mais importante
Versão para impressão
A marca portuguesa de mobiliário urbano LARUS acaba de vencer o 'Red Dot Award', o maior prémio mundial de Design. A distinção foi conseguida graças à papeleira 'Sheet', desenhada por Pedro Martins Pereira para o 'Al Shaheed Park', o mais importante projeto urbanístico do Golfo Pérsico, no Kuwait. 
 
O anúncio foi feito esta segunda-feira por Peter Zec, fundador e CEO do 'Red Dot Award', em Essen, na Alemanha. A empresa de Albergaria-a-Velha soma, desta forma, o seu terceiro prémio mundial, conseguindo conquistar o maior galardão internacional, que reconhece a excelência do Design.
 
O júri do prémio, comporto por 40 especialistas de todo o mundo, avaliou um mais de 4.800 propostas, da autoria de mais de 1.800 empresas, arquitetos e designers, de 53 países diferentes. No fim, a escolha recaiu sobre a portuguesa LARUS e a sua papeleira 'Sheet'.
 
“A ideia é evocar uma folha de papel dobrada”, explica Pedro Martins Pereira, fundador e presidente da empresa lusa. “É um produto que cria uma relação simbólica e empática contra a aversão que as pessoas desenvolvem face aos resíduos”. 
 
Em estrutura de chapa de aço, decapada, metalizada e pintada, a papeleira possui uma porta com fecho de segurança e fixação direta ao pavimento por pernos roscados. A entrega do prémio aconteve dia 7 de Julho, na Gala do 'Red Dot Award', a decorrer na Opera Home, em Essen. 
 
Em comunicado enviado ao Boas Notícas, a LARUS lembra que, em 2008, foi também galardoada com o 'Red Dot Award', com a 'Coluna de Iluminação 17º', da autoria de Francisco Providência. Em 2011, foi merecedora do segundo prémio com a 'Linha +' de João Nunes, obtendo uma menção honrosa com a papeleira 'Tom', também de Pedro Martins Pereira.
 
Atualmente, a empresa encarrega-se da  'mobília urbana' de lugares como Serralves e a Avenida dos Aliados, no Porto, o parque do Museu do Prado, em Madrid, a Baída de Luanda e a Ilha do Cabo, em Angola, a Cidade da Cultura, em Santiago de Compostela, entre outros.

Saiba mais sobre os 'Red Dot Awards' AQUI.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub