Inovação e Tecnologia

Empresa do Porto lança guitarra inovadora

As guitarras AVA são fabricadas em material compósito, têm metade do peso de uma guitarra tradicional e é insensível à temperatura e à humidade. Estará disponível no mercado em março do ano que vem pela Ideia.m, empresa com sede no Porto.

Versão para impressão
As guitarras AVA são fabricadas em material compósito, têm metade do peso de uma guitarra tradicional e é insensível à temperatura e à humidade. Estará disponível no mercado em março do ano que vem pela Ideia.m, empresa com sede no Porto.

“Comparado com a guitarra tradicional, em madeira, conseguimos ter uma redução de peso de cerca de 40% e, em vez dos 4,5 quilogramas, a guitarra AVA está nos 2,5 quilogramas”, revelou à Lusa Júlio Martins, um dos fundadores da Ideia.m, realçando que “é uma vantagem, porque ao fim de duas horas de concerto, a guitarra começa a pesar”.

O material escolhido pela Ideia.m na construção das guitarras, o mesmo que é utilizado na indústria aeronáutica, tem também a mais-valia de ser “insensível à humidade e à temperatura”, com a vantagem de manter a guitarra “afinada durante mais tempo”.

O plano de negócios da empresa do Porto, incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), prevê arrancar em 2011 e atingir uma produção anual de 2000 exemplares, com um preço base de 2500 euros, que terá Inglaterra e os EUA como principais mercados.

Foi durante a licenciatura que Júlio Martins e João Petiz foram desafiados a desenvolver instrumentos em materiais compósitos com o objetivo de “descobrir comportamentos acústicos”, um trabalho extracurricular que se tornou atividade profissional e levou à constituição da Ideia.m em 2008.

Com um investimento inicial de cerca de 60 mil euros, as guitarras AVA são o “core business” da empresa, que também desenvolve produtos em materiais compósitos para a indústria de mobiliário, automóvel e aeronáutica, uma actividade que permite sustentar o projecto dos instrumentos musicais.

Júlio Martins explicou que a guitarra AVA, palavra que em persa significa música, “está na fase de testes, a ser experimentada por músicos da cena musical do Porto e por virtuosos”, acrescentado que “ainda não está na mão de famosos, mas de pessoas que podem validar as condições”.

A primeira guitarra produzida pela Ideia.m foi oferecida pela Universidade do Porto ao Papa Bento XVI, o único proprietário de uma guitarra AVA, aquando a visita à Invicta como “um exemplo da inovação da universidade”.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub