Inovação e Tecnologia

Empresa desenvolve estradas com painéis solares

Uma empresa norte-americana está a trabalhar com universitários para criar estradas inteligentes construídas com um revestimento de vidro ultraresistente e mais forte que o alcatrão sob o qual podem ser colocados painéis solares geradores de energia,
Versão para impressão
Uma empresa norte-americana está a trabalhar com universitários para criar Solar Roads, estradas inteligentes construídas com um revestimento de vidro ultraresistente e mais forte que o alcatrão sob o qual podem ser colocados painéis solares geradores de energia, avança a revista norte-americana Wired.

A empresa Brusaw já construiu um protótipo desta estrada feito de vidro transparente tão ou mais forte que o alcatrão sob o qual são colocados os painéis solares. O interior desta superfície é construído de lixo reciclado. O desafio, agora, é criar um método simples para ampliar este sistema ao circuito de estradas.





As possibilidades e vantagens das Solar Roads são várias: evitar o recurso ao petróleo/alcatrão, gerar energia para alimentar edifícios próximos ou até construir uma rede elétrica alternativa. Ao mesmo tempo, este sistema permite a reciclagem de lixo e é capaz de autofinanciar os custos de novas estradas

O projeto de Scott e Julie Brusaw venceu recentemente o concurso Ecomagination Challenge recebendo um prémio de 50 mil dólares (cerca de 35 mil euros). Este valor vai permitir aos Brusaw avançar e concluir a investigação.

Este concurso, destinado a encontrar soluções e alternativas na área da energia, contou com a participação de mais de 3500 projetos. Os vencedores foram selecionados através de um processo de votação online onde participaram mais de 74000 pessoas.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub