Inovação e Tecnologia

Empresa de Coimbra recebe prémio europeu

A "start up" tecnológica FeedZai é uma empresa de Coimbra, criada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e recebeu no início de julho o Prémio Europeu de Empresas Inteligentes na categoria "Modelos Digitais".
Versão para impressão
A “start up” tecnológica FeedZai é uma empresa de Coimbra, criada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e recebeu no início de julho o Prémio Europeu de Empresas Inteligentes na categoria “Modelos Digitais”.

O prémio foi atribuído em Burgos, na Espanha, pela European Bic Network, uma rede de centros de inovação empresarial presente em 26 países e responsável pela “Smart Entrepreneurship Competition 2010” que premiou a empresa portuguesa.

Fundada em dezembro de 2008 por três engenheiros formados na FCTUC, a empresa de produtos de “software” iniciou a atividade há cerca de um ano e é apoiada pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), conforme explicou à Agência Lusa o seu CEO, Nuno Sebastião.

Segundo Nuno Sebastião, o prémio representa “um selo de qualidade e certificação, o que significa uma porta de acesso às mais prestigiadas e importantes instituições da Europa, como a Agência Espacial Europeia (ESA), que se mostrou interessada em desenvolver parcerias de negócio com a FeedZai”.

Com o potencial de um produto internacional, o prémio veio abrir portas: “logo após a cerimónia, tivemos a oferta de uma incubadora de Londres para abrir lá uma sucursal”, contou Nuno Sebastião.

Especialista em processamento de dados em tempo real, a FeedZai está a desenvolver o produto “Pulse”, com aplicação em diversas áreas, nomeadamente energia, banca e telecomunicações.

Está a ser testado com clientes selecionados, nacionais e estrangeiros, e prevê-se que saia para o mercado em dezembro.

O “Pulse” consegue “analisar quantidades gigantescas de informação por segundo, consegue prever as necessidades de uma rede de energia de um país ou, na área das telecomunicações, e prever as necessidades de uma operadora móvel”, explicou ainda Paulo Marques, docente da FCTUC e CTO da empresa.

A FeedZai foi a primeira empresa a ser criada no âmbito do programa Carnegie Mellon – Portugal. No ano passado foi distinguida com o Prémio BES Inovação.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório