Sociedade

Emigrante português recebe medalha do Império Britânico

Um emigrante português recebe, esta quarta-feira, das mãos da rainha Isabel, a medalha do Império Britânico, como distinção pelo seu mérito profissional mas, também, pelas causas que Lino Pires tem apoiado com donativos.
Versão para impressão
Um emigrante português recebe, esta quarta-feira, das mãos da rainha Isabel, a medalha do Império Britânico, como distinção pelo seu mérito profissional mas, também, pelas causas sociais que Lino Pires tem apoiado com donativos.

Lino Pires tem 80 anos e é proprietário do conhecido restaurante “The Butcher’s Arms”. Com o estabelecimento aberto desde o ano 1973, na localidade de Priors Hardwick, Lino Pires é o primeiro português a ser distinguido pela Rainha de Inglaterra, pelo contributo que tem dado para apoiar escolas, hospitais e instituições de solidariedade, que segundo uma nota do site do restaurante, ronda já os 600 mil euros.

Image and video hosting by TinyPicComo refere a página do restaurante, esta ação de solidariedade tem sido possível graças à “generosidade dos clientes” que também têm contribuído para os cerca de 600 mil euros até agora doados para fins de solidariedade.

Lino Pires emigrou para Inglaterra nos anos 60 e, depois de trabalhar num ‘cocktail bar’, comprou o espaço do “The Butcher’s Arms” – que já existia desde 1937 – e transformou-o, em conjunto com a esposa Augusta, num conhecido restaurante rústico, onde serve também alguns pratos tipicamente portugueses.

260 mil euros para Royal Marsden Hospital

Um dos donativos mais importante que fez foi ao Royal Marsden Hospital que, nos anos 90, conseguiu curar o cancro que tinha sido diagnosticado a Peter, filho de Lino Pires.

Como agradecimento, o empresário português decidiu que reunir a maior verba que conseguisse e doá-la ao hospital. No total, o português doou 260 mil euros ao hospital, sendo que parte do dinheiro foi angariado da venda da sua auto-biografia, lançada em 2002.

A medalha do Império Britânico é entregue esta quarta-feira, pela Rainha Isabel II, no Palácio de Buckingham. Com esta distinção, Lino Pires passa a fazer parte de uma lista onde constam célebres nomes como Stella McCartney e Kate Winslet.

Notícia sugerida por Vítor Fernandes

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub