Sem categoria

“Embalagem inteligente” indica estado de conservação dos alimentos

Versão para impressão

As embalagens inteligentes controlam e indicam quais as condições do produto embalado ou do ambiente que o rodeia, como afirmam os investigadores. São sistemas desenhados para detetar, sentir, registar, rastrear e fornecer informação de forma a avisar o utilizador sobre possíveis problemas, permitindo aumentar a vida útil do produto e a segurança alimentar.

Outra funcionalidade da embalagem é eliminar as datas de validade imprecisas, que muitas vezes provocam o desperdício alimentar, ao serem deitados para o lixo alimentos que estão em boas condições, mas que já ultrapassaram a data de validade impressa.

A película recebe um pigmento retirado da casca da uva, que é responsável pela variação da cor da embalagem quando o produto está a ficar estragado. O pigmento faz com que a embalagem mude de cor à medida que o grau de acidez, pH do alimento se altere, devido à sua decomposição.

Esclarecer acerca dos significados diferentes das etiquetas de “data de validade” e “fabricado em”, bem como alertar para a necessidade dos alimentos serem armazenados com segurança, em geladeiras que funcionem apropriadamente são outros dos objetivos da equipa.

Recorde-se de que já existem rótulos inteligentes aplicados aos vinhos, que indicam quando estes estão à temperatura ideal para ser bebidos.

O conteúdo “Embalagem inteligente” indica estado de conservação dos alimentos aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub