Inovação e Tecnologia

Em breve será possível dar ordens com o pensamento

NULL
Versão para impressão

Numa edição especial dedicada às tecnologias que serão comercializadas nos próximos cinco anos, o departamento de investigação da IBM prevê que, em 2017, o Homem terá a tecnologia capaz de interpretar ordens emitidas apenas com o pensamento.
 
Tal com hoje em dia é possível, por exemplo, ativar chamadas telefónicas através da voz, a IBM afirma que dentro de cinco anos será possível realizar tarefas como acender as luzes de casa ou utilizar o computador, apenas com o pensamento. Isto graças a sensores especiais que interpretam a atividade elétrica do cérebro.

“Ler a mente foi meramente uma ilusão para os fãs da ficção científica durante décadas, mas o seu desejo pode tornar-se realidade em breve”, diz a IBM num breve vídeo sobre esta inovação.

“Os cientistas da IBM estão entre aqueles que investigam a forma de vincular o cérebro com o resto dos dispositivos, como um computador ou um smarthphone”, diz ainda a apresentação em vídeo.

Segundo o artigo publicado no site da IBM Research pelo cientista Kevin Brow, este tipo de tecnologia pode mesmo ser usada na reabilitação de pessoas com lesões ou deficiências cerebrais.

Brown deu o exemplo da tecnologia Emotiv [na foto] que ele próprio desenvolveu para ajudar um amigo paralisado e que, em poucos segundos, deu ao doente autonomia para utilizar um computador apenas com ordens cerebrais.

Outras previsões para 2017

Outra previsão relevante da empresa para os próximos cinco anos é o desenvolvimento de tecnologia capaz de produzir energia elétrica a partir de qualquer tipo de movimento – tanto das pessoas a caminhar, a andar de bicicleta e até a partir do fluxo de água nas canalizações.

Para 2017, a empresa prevê ainda a diminuição do fosso digital entre ricos e pobres graças aos 'smartphones' que irão reduzir o fenómeno da infoexclusão fazendo com que a informação digital seja acessível a mais pessoas.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório