Mundo

Ele afinal não voou

Como muitos dos nossos leitores já devem saber, o "homem pássaro" holandês, que teria concretizado um voo de quase 100 metros com umas asas mecânicas e a força dos braços, na realidade não chegou a sair do chão.
Versão para impressão
Como muitos dos nossos leitores já devem saber, o “homem pássaro” holandês, que teria concretizado um voo de quase 100 metros com umas asas mecânicas e a força dos braços, na realidade não chegou a sair do chão. A fraude foi confirmada pelo próprio autor do vídeo, que na realidade trabalha como realizador e produtor audiovisual.
 
A ficção começa logo no verdadeiro nome do protagonista das imagens que é Floris Kaayk e não Jarno Smeets, como indicava o vídeo do suposto voo. A semana passada, o holandês admitiu que o voo não passou de uma encenação.
 
O vídeo de Jarno Smeets, que se apresentava como um engenheiro, rapidamente se tornou viral na Web e foi noticiado em milhares de meios de comunicação um pouco por todo o mundo.

No seu site oficial,  Kaayk explica que o projeto Human Bird Wings (no qual o vídeo do voo está incluído) é apenas uma experiência de construção de “histórias ficcionais online” e Jarno Smeets não passa de uma personagem.

 
O objetivo do projeto Human Bird Wings “ foi partilhar o sonho pessoal mas também universal de voar como um pássaro”. “Ao partilhar a história nas plataformas online, quis que as pessoas participassem no projeto partilhando os seus sonhos, ideias e sugestões”, diz Floris no seu site oficial.
 
“Ficámos arrebatados com a quantidade de reações positivas que recebemos ao longo do projeto [que teve uma duração de cerca de oito meses] tanto com sugestões para construir as asas, como sobre a ideia de voar e até mesmo sobre o facto do vídeo se tratar de um projeto ficcional”, refere o autor no seu site, acrescentando que, em Abril, vai divulgar o making-of do projeto.
 
Também o Boas Notícias se deixou levar pela ficção de Floris Kaayk, tendo noticiado o vídeo como verdadeiro. Por isso deixamos aqui a nossa retificação da notícia, recordando também o vídeo que, apesar de não ser real, não deixa de ser impressionante. 
 


Clique AQUI para aceder ao site de Floris Kaayk e AQUI ao projeto Human Bird Wings.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório