Saúde

Educar o sono “desde a mais tenra idade”

Por ocasião do Dia Mundial do Sono, comemorado na passada sexta-feira, as professoras Teresa Paiva e Helena Rebelo Pinto da Universidade de Lisboa lançaram o livro Os Mistérios do Sono, já premiado pela Associação Mundial de Medici
Versão para impressão
Por ocasião do Dia Mundial do Sono, comemorado na passada sexta-feira, as professoras Teresa Paiva e Helena Rebelo Pinto da Universidade de Lisboa lançaram o livro Os Mistérios do Sono, já premiado pela Associação Mundial de Medicina do Sono. O Boas Notícias falou com as autoras que pretendem, com este livro, alertar para a importância da “educação do sono, desde a mais tenra idade”. 

Helena Rebelo Pinto salienta que “o estilo de vida da maior parte das famílias” não permite um horário de sono correto para os mais novos e, por isso, “as crianças são os destinatários da nossa ação educativa, porque (…) temos verificado a grande utilidade de as ajudar a aprender a dormir bem”, acrescenta.

Os Mistérios do Sono é o primeiro de uma série de três livros cujo lançamento vem satisfazer a necessidade de alertar para “um problema ao qual não se dá importância em Portugal e que constitui um factor muito importante para o desenvolvimento”, refere Helena Rebelo Pinto ao Boas Notícias.

Os próximos livros Dormir é Bom, Dormir Faz Bem e O Meu Amigo o Sono, também editados pela Bertrand, vão ser lançados no Dia Mundial da Criança e no Congresso Europeu do Sono, respetivamente, dando continuidade à linha de aproximação ao público infanto-juvenil, com uma linguagem apelativa e que lhes é acessível.

“Os portugueses são dos povos da Europa que menos dormem”

Reconhecendo a grande incidência de doenças do sono no nosso país e o recurso fácil e em demasia aos ansiolíticos, a professora Teresa Paiva alerta para a importância de utilizar “outras estratégias como fazer ginástica” para resolver problemas de ansiedade que condicionem o sono dos indivíduos. 

“O que acontece é que se uma pessoa disser que não dorme ou está nervosa, a probabilidade de lhe darem um calmante é muito grande”. Mas, ressalva, tem sido registado que “esses hábitos estão a modificar-se”.

Teresa Paiva é reconhecida internacionalmente como uma das principais especialistas no campo da Medicina do Sono e é atualmente diretora do Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica.

Helena Rebelo Pinto é especialista e autora de uma vasta obra nas áreas da Psicologia da Educação e da Orientação Vocacional, dirigindo também o Instituto de Ciências da Família da Universidade Católica Portuguesa.





Passatempo Os Mistérios do Sono

O Boas Notícias tem cinco exemplares do livro Os Mistérios do Sono para oferecer. Para ser um dos vencedores, envie-nos a melhor foto que tiver de amigos, familiares ou animais domésticos a dormir para o email passatempo@boasnoticias.pt, até à próxima segunda-feira, dia 29 de março.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório