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Educação financeira tem impacto positivo nas decisões das crianças

Projeto “No Poupar Está o Ganho!” da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda mediu impacto social na vida real das crianças e suas famílias
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por redação

Há sete anos que a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, sediada no Porto, leva a literacia financeira a centenas de crianças do primeiro, segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico e Secundário, através do projeto “No Poupar Está o Ganho”, com grande incidência na região do Porto e Norte. Neste contexto, a Área Metropolitana do Porto encomendou à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto um estudo com vista a medir o impacto social deste projeto. As conclusões são claras: a educação financeira tem um impacto social positivo quer no que respeita a competências próprias da literacia financeira quer na gestão quotidiana do dinheiro. Participaram na investigação 2309 crianças, tendo-se constituído dois grupos de análise: um grupo experimental do estudo e um grupo equivalente de crianças que não foram abrangidas pelo programa de educação financeira.

O estudo coordenado por Rui Serôdio revela que as crianças que participaram no programa (em contraste com as do grupo de controlo) se tornaram mais capazes de tomar/identificar decisões adequadas em diferentes dilemas comuns na gestão quotidiana dos recursos financeiros. Por exemplo, abdicar da aquisição de um bem porque este é mais desejado do que é necessário ou é de duração efémera. Registou-se igualmente uma mudança significativa na identificação das diferentes alternativas existentes para a resolução de um problema familiar que requer dinheiro imprevisto e, de entre elas, escolher as mais adequadas. Por exemplo, para fazer face a um acidente ou a um problema de saúde, tomar decisões entre um empréstimo, um seguro, uma poupança, etc.

A investigação envolveu igualmente quase dois mil pais, sendo que também estes conseguiram perceber alterações no comportamento dos seus filhos. Após serem expostos ao programa de literacia financeira, pais e mães inquiridos afirmam que as crianças estão mais conscientes, preparadas, motivadas e curiosas relativamente à gestão quotidiana do dinheiro da família. A par disso, são agora capazes de identificar melhor uma necessidade e um desejo, o essencial e o supérfluo, e o que é e para que serve a poupança. No que toca à relação entre promoção de literacia financeira e promoção de desenvolvimento psicossocial, as crianças que participaram no projeto da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda passaram a expressar emoções mais positivas face a expetativas pessoais que não se realizam devido à necessidade de gestão dos recursos familiares, e também maior compreensão/empatia relativamente a decisões dos pais sobre os recursos financeiros familiares.

 

Há sete anos a preparar uma nova geração de consumidores

Concebido em 2010, o projeto “No Poupar Está o Ganho” já formou desde então mais de 11.500 alunos. Transferir conhecimento para capacitar jovens a tomar decisões financeiramente corretas, criar uma nova geração de consumidores informados e incluir a educação financeira nos projetos educativos para com isso promover a mudança de vida de todos os envolvidos (alunos, pais e professores) são os seus principais objetivos. A iniciativa – que tem como parceiros institucionais a Universidade do Porto, através da Faculdade de Economia, e o Banco de Portugal – desenvolve-se ao longo de todo o ano letivo e inclui igualmente formação para professores, de modo a que estes estejam preparados para transmitirem os principais conceitos de educação financeira aos seus alunos.

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