Cultura

Eduardo lourenço homenageado na terra natal

NULL
Versão para impressão
O ensaísta e filósofo Eduardo Lourenço vai ser homenageado no dia 06 de agosto na aldeia onde nasceu há 88 anos, S. Pedro de Rio Seco, no concelho de Almeida, foi hoje anunciado.

Segundo comunicado da organização, o programa da homenagem arranca às 17h00 de 6 de agosto, no largo principal de S. Pedro de Rio Seco, com a inauguração de um monumento alusivo a Eduardo Lourenço, da autoria do escultor Leonel Moura.

Segue-se uma visita à exposição biográfica “Labirinto de um Heterodoxo, revisitado em S. Pedro de Rio Seco”, patente no Centro Recreativo e Cultural, local onde será também exibido, em estreia, o filme “Regresso sem fim – Um documentário com Eduardo Lourenço”, realizado por Anabela Saint Maurice (co-produção RTP/Centro de Estudos Ibéricos).

Na sessão solene, com início estimado para as 18h30, intervirão Luís Queirós (Presidente da Associação Rio Vivo), Guilherme de Oliveira Martins (Presidente da Comissão de Honra) e o próprio homenageado. Seguir-se-á uma sessão cultural.

A homenagem é promovida pela Associação Rio Vivo, com sede em S. Pedro do Rio Seco, e pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI) da Guarda, que tem Eduardo Lourenço como diretor honorífico.

O CEI considera Eduardo Lourenço o “expoente maior da cultura e do pensamento ibéricos” e ao “mais ilustre” dos naturais daquela aldeia do concelho de Almeida, que reside em Vince (França).

[Notícia sugerida por Gonçalo Pereira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório