Desporto Em Destaque

Eduardo é o primeiro português com Esclerose Múltipla a terminar uma prova Ultra Trail Endurance

Ao completar 103km em 22h30m, o atleta tornou-se no primeiro português portador de esclerose múltipla conhecido a terminar uma prova do género.
Versão para impressão

No passado dia 19 de maio, Eduardo Excelente Pinto, um dos vencedores da edição deste ano das Bolsas GAES “Persegue os teus sonhos”, participou no Ultra Trail de São Mamede. Ao completar 103km em 22h30m, o atleta tornou-se no primeiro português portador de esclerose múltipla a terminar uma prova do género.

Depois da participação no mês de abril no MIUT® – Madeira Island Ultra Trail, na ilha da Madeira, não ter corrido como esperado devido a condições meteorológicas muito adversas, Eduardo focou-se na prova de Portalegre, referindo na altura que o objetivo seria completá-la. Cumpriu esse objetivo e está assim mais perto de conseguir os pontos necessários para entrar no sorteio para participar no UTMB (Ultra Trail du Mont Blanc), em França, no próximo ano, considerada a mais importante e emblemática entre as provas de montanha, faltando-lhe, para isso, completar mais duas provas do Campeonato Nacional. E ao completar mais uma será, também, o primeiro português com Esclerose Múltipla a ser finalista deste mesmo campeonato ultra endurance.

Para atingir as suas metas, o atleta conta este ano com o apoio das Bolsas GAES, depois de ter sido escolhido como um dos vencedores da 2ª edição do programa “Persegue os teus sonhos”, uma iniciativa da líder ibérica em reabilitação auditiva, integrada na Fundação GAES Solidária, departamento de responsabilidade social da marca.

Diagnosticado com otosclerose em 2008 e esclerose múltipla em 2017, Eduardo queria, e está a conseguir, provar que “a vida não termina quando se tem esclerose múltipla, que tudo é possível e que nunca devemos desistir dos nossos sonhos”. Nas provas que realiza, o atleta promove sempre uma angariação de fundos para a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub